mercoledì 8 giugno 2011

Jovens portugueses na Cinemateca Francesa

Quatro jovens entre os 12 e os 18 anos, oriundos de Serpa, Lisboa, Vidigueira e Vale da Amoreira, vão apresentar a 8, 9 e 10 de Junho na Cinemateca Francesa, quatro filmes que resultaram do trabalho de iniciação ao cinema em que participaram ao longo do ano lectivo 2010/2011.

Em representação de quatro das seis turmas que participaram no programa pedagógico “Cinema, cem anos de juventude”, estes jovens irão partilhar com centenas de participantes (de várias regiões de França, de Espanha, de Itália, da Inglaterra e desde este ano do Brasil) a sua experiência e processo de trabalho na realização dos seus filmes e irão assistir à projecção e apresentação dos filmes de todos os outros participantes neste programa.

900 crianças e adolescentes nos seis países envolvidos neste dispositivo realizaram este ano pequenos filmes a partir das mesmas regras do jogo, colocando-se uma questão que está no centro de todas as etapas da criação cinematográfica. Mostrar ou esconder?

Desde a escrita do argumento, á escolha dos décores, dos enquadramentos, representação dos actores, gravação do som, até á montagem e misturas, eles confrontaram-se com a escolha de mostrar ou não, de esconder, ou ainda de sugerir. Enigmas, segredos e mistérios estarão no programa de 3 dias de apresentação dos filmes que participam no programa pedagógico Cinema cem anos de juventude na Cinemateca Francesa, em Paris.

Os cineastas e professores que orientaram este dispositivo ao longo do ano irão também estar presentes, participar no balanço anual deste programa pedagógico, e na preparação do próximo ano lectivo.
Este projecto que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal pela mão da Associação Cultural Os Filhos de Lumière desde há cinco anos, é realizado em parceria com a Cinemateca Francesa e a Cinemateca Portuguesa tem o apoio financeiro do ICA-Programa VER, das Câmaras Municipais de Serpa, Moita e Vidigueira, diversas entidades locais nas quatro cidades, da Cinemateca Francesa e ainda dos Ministérios da Cultura e da Educação de França.

Dos 58 grupos que participam actualmente neste dispositivo pedagógico nos seis países, 33 estarão presentes na apresentação de final do ano na Cinemateca Francesa. Aumentou consideravelmente neste ano lectivo o numero de crianças e adolescentes que tiveram acesso a um dispositivo de vanguarda, que cria e estrutura todos os anos uma importante ferramenta pedagógica para os levar a descobrir a arte cinematográfica, aliando a análise do cinema á sua experiência prática, implicando nessa descoberta alunos, cineastas e professores.

Os Filhos de Lumière associação cultural
Calçada do Duque, 3 -1ºAndar
1200 - 155 Lisboa






Nessun commento:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails