Começam as festas e eventos que comemoram o aniversário do processo que reuniu os antigos Estados da península e os transformou em um único país independente.
por Graziella Beting
por Graziella Beting
No dia 17 de março de 1861, Vitor Emanuel II, rei do Piemonte e da Sardenha, reuniu-se em Turim com representantes de outros Estados da península Itálica e encerrou um longo processo de lutas e guerras nacionalistas pela independência e unificação da Itália. Passados 150 anos, a mesma cidade de Turim, que se tornou a primeira capital do país, sedia uma série de eventos, mostras e manifestações destinados a celebrar o 150º aniversário da unificação.
Até a metade do século XIX, a Itália estava fragmentada em uma série de Estados independentes e principados, alguns sob controle da Áustria. A partir de 1848, começaram a surgir movimentos nacionalistas pregando a unificação dos Estados e as guerras de independência, que culminaram na fundação da Itália moderna, em 1861.
Na região do Piemonte, onde tudo começou, se concentram as principais atrações da comemoração dos 150 anos da unificação. Serão nove meses de festa, com manifestações culturais dedicadas às campanhas nacionalistas do século XIX e à criação da identidade italiana. Além disso, por causa da efeméride vários edifícios históricos, praças e parques em várias cidades italianas estão sendo restaurados.
Em Turim, os eventos ficarão concentrados em dois pontos principais: a Officine Grandi Riparazioni, criada especialmente para a festa, e a Venaria Reale, complexo barroco que sediará mostras voltadas à identidade, criatividade, arte e gosto italianos. Na Officine serão montadas três exposições principais, entre 17 de março e 20 de novembro: “Fazendo os italianos”, sobre a identidade italiana nesses 150 anos; “Estação futuro”, sobre como será o país nos próximos anos, ressaltando as inovações tecnológicas; e “O futuro nas mãos”, sobre artesanato italiano.
18 commenti:
Grazie Doenico. Vado a publicare in Pérola de Cultura.
Um bacio e tanti auguri.
Que emoção, há 38 anos dei a minha aula de final de curso, sobre a Unificação da Itália.
Cheguei a chorar com essa rica alegria.
Abs.
Lúcia Helena Pereira
poemar704@hotmail.com
www.outraseoutras.blogspot.com
Auguri Domenico.
Um abraço fraternal
Claro ....que dizer neste momento.....
Auguri...Domenico...Sempre batalhando
pelos seus ideais....Vou levar o selo comemorativo, que acho lindíssimo....
Mais uma vez..Parabéns..
Abraço
Obrigada Domenico. Vou (com) partilhar. A unificação de um país e a sua independência, serão sempre motivo de celebração da Liberdade.
Bj
Olá Domenico
Obrigada pelo convite para aqui "juntos" celebrarmos os 150 anos da unificação de Itália.
Parabéns a Itália, à Associazione Culturale Luís de Camões e a ti pelo empenho e dedicação a esta causa maior de construir un ponte fra Italia e Portogallo.
Beijinhos
OLá meu amigo folgo em ver que está de novo nesta batalha e agradeço-lhe o envio desta notica.
Já partilhei na minha página de facebock é preciso fazer chegar sempre mais longe esta voz que é a Associação por si criada.
Prabens a si e a toda a Itália
O meu abraço
Susete
Congratulações pela passagem dos 150 anos da unificação da ITÁLIA.
Que venham mais outros tantos!
Um abraço
APS
Commento pubblicato da GRACIOSO nel blog portoghese RUAS DE LISBOA COM ALGUMA HISTÓRIA in risposta al nostro invito. Commento originale alla pagina:
http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.com/2011/03/calcada-dos-barbadinhos-i.html
"...Não estou certo que os Barbadinhos Italianos fossem lá muito favoráveis à Unidade Italiana. O espírito do Risorgimento não parece ter sido muito pró-clerical ainda que o Padre Gioberti o tivesse tentado. A acção determinante de Cavour foi em favor de desligar o povo italiano da religião católica. Até porque houve a venda dos bens da Igreja.
Agora não foi por isso que os Frades Italianos foram para os Barbadinhos considerando as datas indicadas.
Em todo o caso "Congratulazione a tutti i Italiani per il 150° anniversario de l'Unità d'Italia." Condividiamo con voi, qui in Francia, il stesso patriota : GARIBALDI.
Não estou certo que Garibaldi tenha passado pela Calçada mas foi baptizado, veja-se lá, na Igreja de Santo Agostinho em Nice. Eu é que fui baptizado em Santa Engrácia pelo prior Borges.
Era só uma "gracinha" entre Agostinhos, Barbadinhos e Italianos per fare sorridere un poco nostri vicini italiani e anche altri. Conheço aqui muitos italianos. Não posso ir à Associazione Culturale Luís de Camões mas há aqui também celebrações e até gelados gratuitos no Pozzetto da Parigi. http://www.italiaunita150.it/
Cumprimentos
Gracioso (Giuseppe per i italiani, come Garibaldi)"
Olá Domenico,
Vi que você escreveu no blog Notícias da Bota e resolvi visitar o seu (motivada também pelo título).
Meus cumprimentos pela breve aula de história da Unificação Italiana. Sou sua nova seguidora.
Um abraço e até logo!
Caro Domenico,
hoje perguntei, num dado momento de uma aula, desde quando existia uma Itália unificada. Nenhum dos meus alunos soube dizer. Todos falaram de «muitos séculos»...
Vou levar o selo para o meu «facebook» e o «post» para o blogue de leitura da escola.
Sou grande apreciadora do seu trabalho!
Beijo (extensivo a Laura)
Um grande país, país berço, nação irmã.
Parabéns!
Olá Domenico,
Vim até aqui para celebrar os 150 anos de unificação da Itália e saí bastante enriquecido culturalmente!
Abraço e obrigado pelo convite
Caríssimos Amigos
Depois do convite que tiveram a gentileza de me fazer, não podia deixar de vir por cá; naturalmente para vos dar um abraço e gritar alto e bom som: Viva a Itália! Muitos parabéns!
Qjs & abçs
Parabéns pela comemoração desta data. Viva a Itália que tantas coisas boas legou à nossa cultura.
Obrigada pelo convite, Domenico. Parabéns e
Viva a Itália!
Agradecemos a todos os nossos amigos, seguidores e parceiros que celebraram connosco o 150º Aniversário da União de Itália.
Ficámos muito honrados e felizes com vossa presença na nossa “casa” nesta ocasião tão especial para o nosso País.
Nós nunca esqueçeremos vosso apoio a esta nossa iniciativa. Sejam sempre bem vindos neste espaço ítalo-lusófono, que é também a vossa “casa”.
Um grande abraço
ACLC,
Eu quem agradeço a grande recepçao neste blog tao rico que fala de dois paises que apreço muito: Italia e Portugal.
Em breve também escreverei um texto dedicado aos 150 anos de Italia unida (foi uma pena nao ter conseguido escreve-lo no dia 17).
Sejam também bem-vindos ao La Nostra Italia!
Um abraço
Posta un commento